geral@scmoa.pt 256600840 (chamada rede fixa nacional)

Estrutura Residencial para Pessoas Idosas

Estrutura Residencial para Pessoas Idosas

A Valência “Estrutura Residencial para Idosos” da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis funciona num edifício construído de raiz para tal fim, que foi inaugurado oficialmente em 26 de Junho de 1999.

O Concelho de Oliveira de Azeméis necessita, no entanto, de mais instalações deste tipo, pois a sua população está envelhecida, em nível superior à média nacional. De qualquer modo, esta resposta social veio satisfazer parte das muitas necessidades existentes no Concelho.

O Lar da Misericórdia situa-se na Abelheira, limites da cidade de Oliveira de Azeméis, foi concebido para acolher 80 idosos e beneficia das comparticipações legais atribuídas pela Segurança Social.

De harmonia com o preceituado nos nossos Estatutos recebemos apenas idosos do nosso Concelho. Dos utentes do Lar, um número apreciável desloca-se em cadeiras de rodas, outros carecem de ajudas técnicas, que, obviamente, lhes são prestadas e alguns estão acamados. Infelizmente, é reduzido o número de utentes que desfrutam de autonomia.

Os objectivos essenciais do Lar consistem no acolhimento e atendimento de pessoas idosas, desamparadas ou isoladas, cujos familiares tenham dificuldades na prestação dos cuidados necessários, no seu acompanhamento e no atendimento das suas necessidades básicas. Enfim, receber idosos cuja resposta para a sua vivência se mostre mais eficiente e adequada.

Proporcionamos a todos uma alimentação muito cuidada, orientada por uma empresa privada, responsável pela aquisição dos alimentos e pela sua confecção. Mantemos, todavia, vigilância quanto à segurança alimentar, à salubridade e às condições higieno-sanitárias.

A finalidade desta Valência consiste, essencialmente, em proporcionar aos seus utentes uma actividade diária plena de conforto, sadia e alegre, procurando que, na sua velhice, usufruam de óptima qualidade de vida até ao fim dos seus dias.

Assim, procuramos que o desenvolvimento do seu envelhecimento tenha um processo normal, evitando a sua dependência, de modo que possam ter um fim de vida com a melhor qualidade possível.

Duas animadoras proporcionam aos utentes uma actividade muito intensa e diversificada ao longo do ano, tais como trabalhos manuais, expressão dramática e plástica, palestras, actividades televisivas e informáticas, passeios e excursões e ainda visitas a museus e outros locais culturais.

Fora essas actividades, três vezes por semana, uma professora de ginástica desenvolve um interessante trabalho não só com os idosos que se encontram em estado normal, como, em separado, com aqueles que têm algumas limitações, designadamente com os que se movem em cadeiras de rodas.

Três enfermeiras cobrem as 24 horas diárias e uma médica está presente nas nossas instalações duas tardes por semana a fim de prestar a assistência clínica aos utentes doentes.

O Lar possui uma ampla e moderna Capela que é franqueada a todas as pessoas que ali queiram recolher-se em oração e onde têm lugar diversos serviços religiosos, incluindo funerais de utentes.

Presentemente a Santa Casa dispõe uma já bem apetrechada biblioteca, dotada de alguns milhares de livros e outras publicações de interesse, designadamente uma colecção completa do extinto jornal “A Voz de Azeméis”, devidamente encadernada.

Para que fosse possível a criação e instalação deste manancial de cultura, contámos com elevado número de ofertas da quase totalidade do acervo literário ali ao dispor dos leitores.

O Bar e a Sala de Jogos são dois espaços, além de muitos outros, em que os utentes do Lar podem ocupar parcialmente o seu tempo.

[gallery_lemongrid images=”1844,1845,1846,1847,1848,1849,1850″ cell_height=”120″ space=”20″ element_id=”1495140176223-9bd5c568-0d90″ template=”{“template“:“gallery_lemongrid.php“}”]