geral@scmoa.pt 256600840 (chamada rede fixa nacional)

Infantário

Infantário

Correspondendo a uma solicitação do Centro Regional de Segurança Social de Aveiro – ofício nº. 79 037,de 24.06.1983 – a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis assumiu o compromisso protocolar de gerir o então designado“Centro Infantil de Oliveira de Azeméis – Estabelecimento de Apoio a Jardim de Infância”, no denominado “Palacete do Comendador”, sito na Rua António Alegria, da então Vila de Oliveira de Azeméis, propriedade do extinto Instituto das Obras Sociais.

Assim se pôs termo a uma lacuna que se tornava já evidente na então Vila de Oliveira de Azeméis.

Naquele Palacete, de inquestionável valor arquitectónico, foram acolhidas pela Misericórdia, a partir de 3 de Dezembro de 1983 e durante 26 anos muitas crianças, hoje adolescentes e adultos, que frequentaram as Valências Creche e Jardim de Infância.

Mas… o tempo não perdoa e, ao longo dos anos, mercê das intempéries e de acentuado desgaste, a Misericórdia foi levando a efeito múltiplas obras interiores de conservação que lhe competiam, em conformidade com o protocolo celebrado com a Segurança Social.

Porém, porque o estado de degradação do edifício se acentuava e avançava a passos largos, ameaçando perigo para os utentes – crianças, educadoras e auxiliares – impunha-se a execução de profundas e avultadas obras de conservação e restauro, da competência da entidade proprietária, a que, por motivos diversos não procedeu.

Atenta ao grave problema advindo dessa preocupante situação e com o objectivo de proporcionar às crianças as melhores condições de segurança, de acolhimento, conforto e educação, a Mesa Administrativa decidiu levar a efeito a construção de novas instalações aproveitando adequado espaço na Abelheira, onde está instalado o restante equipamento imobiliário – Lar e Valência Residencial.

Nesse sentido, promoveu desde logo a elaboração do respectivo projecto de arquitectura, que, após observância dos trâmites legais, foi aprovado pela Câmara Municipal e pela Segurança Social, após o que foi dado início às obras de construção.

No que concerne à construção das instalações para o Ensino Pré-Escolar, a Santa Casa da Misericórdia não beneficiou de quaisquer comparticipações estatais ou do Feder, por não estarem previstas. Houve, assim, que vencer maiores obstáculos do ponto de vista económico e financeiro.

Satisfeitos os procedimentos legais e executadas todas as obras, as crianças, com as suas Educadoras e Auxiliares, passaram, no final de 2009, do velho e degradado Palacete sito na Rua António Alegria, para o moderno e confortável complexo educacional sito na Abelheira, que, registada a sua propriedade horizontal, constitui uma fracção autónoma da construção pré-existente.

É consolador verificar o conforto, as boas condições de acolhimento e os espaços airosos e funcionais de que as crianças usufruem em ambas as Valências.

[gallery_lemongrid images=”1852,1853,1854″ cell_height=”120″ space=”20″ element_id=”1495142089802-967546a7-e1c0″ template=”{“template“:“gallery_lemongrid.php“}”]