Serviço de Apoio Domiciliário (SAD)
SERVIÇOS BÁSICOS
Como se referiu noutro local, a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira de Azeméis preocupa-se com a ajuda que deve ser prestada aos membros da comunidade mais desfavorecidos, mais dependentes e sem possibilidades de apoio familiar ou de outrem.
O Serviço de Apoio Domiciliário é uma Valência ou Resposta Social de cuidados básicos, individualizados ou personalizados, que a Misericórdia leva a efeito no domicílio dos utentes que estão dependentes de terceiros pelas mais diversas razões, tais como falta de saúde, deficiência física, solidão, por problemas familiares, ou por falta de capacidade para assegurarem pelos seus próprios meios os cuidados mínimos de higiene e por ausência ou insuficiência de acompanhamento para a realização das suas necessidades básicas.
Trata-se de uma Valência que, dentro do nosso objectivo de contribuir para a resolução das necessidades dos utentes e, por vezes, dos seus familiares, tem sofrido algumas alterações. Esta Valência começou a funcionar de início apenas com uma equipa. Posteriormente alargou os seus serviços aos sábados e domingos, estendendo-se presentemente ao período nocturno, até às 23,00 horas, agora com seis equipas – quatro no período diurno e duas no período nocturno. Para além de fornecimento da alimentação, o serviço prestado abrange a prestação de cuidados de higiene pessoal, arrumação e pequenas limpezas no domicílio, lavagem e tratamento de roupas, havendo também articulação com o Centro de Saúde e com um Projecto desenvolvido pela Câmara Municipal, podendo ainda abranger outras vertentes da vida dos idosos apoiados.
ANIMAÇÃO
Por outro lado, consciente de que as pessoas apoiadas no domicílio carecem de outras motivações que lhes permitam ter uma visão mais reconfortante dos seus dias, não parando no tempo, a Misericórdia pôs em prática um interessante projecto no início do corrente ano de 2011 que lhes proporciona a prática de diversas actividades de animação socioculturais.
Após diversos contactos pessoais em que foram abordadas e pesquisadas as suas carências a nível social, concluiu-se ser importante a presença ou a companhia de alguém que lhes desperte os seus sentimentos e interesses.