Residencial César de Pinho
Os momentos de reflexão sobre a solidariedade que sempre nos acompanha levaram–nos também a pensar nos que, apesar de usufruírem de possibilidades económicas e financeiras, se encontram sozinhos, não têm quem cuide deles, que, enfim, enfim, vivem na solidão.
Resolvemos então avançar com o projecto de uma Valência Residencial, para dar resposta a estas preocupações. Submetido o projecto à apreciação da Câmara, foi aprovado em Novembro de 2002 e a obra foi posta a concurso de imediato, tendo sido adjudicada à Firma Civilria, por escritura de 20 de Janeiro de 2003.
O imóvel Valência Residencial foi dado por concluído, no tocante à obra de construção civil, em Julho de 2004. A partir daí passámos a cuidar do seu apetrechamento, que se foi executando paulatinamente em virtude dos elevados custos envolvidos.
Esta Valência oferece dois tipos de resposta: a vitalícia e a temporária.
Para ocupação vitalícia aquela Valência dispõe de cinco suites, com a área de 96,45 m2. cada, e de 19 quartos cada um com a área de 48,20 m2.
Para ocupação temporária por pessoas em recuperação de saúde, de familiares de pessoas que se ausentam do domicílio em período de férias ou em viagem de negócios, ou noutras situações em que não têm quem cuide delas, a mesma Valência dispõe de seis quartos com a área de 16,85 m2. cada um.
Todos os quartos e suites dispõem de casas de banho privativas.
Dotado de amplos e arejados espaços, o edifício dispõe de salas de jantar, de estar e de convívio, bar, ginásio, salão de cabeleireiro, de lavandaria, de aquecimento central e de parque de estacionamento privativo.
Os utentes-clientes respectivos têm acesso livre ao Lar Social, onde podem frequentar a biblioteca, o salão de jogos e a Capela, usufruindo de todos os serviços de apoio, designadamente assistência médica, enfermagem e transporte para o centro da cidade.
Este é um empreendimento que tem sido visitado por diversas entidades públicas e por muitas pessoas não só do concelho como de outras localidades, que não têm regateado elogios à obra, aos serviços que executa e aos cuidados que aqui são prestados.
Sem falsa modéstia, não podemos deixar de revelar quanto nos satisfazem e motivam estas manifestações espontâneas de congratulação pelo nosso trabalho e seu resultado.